Moringa é rica em antioxidante

A moringa (moringa oleifera) é uma árvore bastante conhecida principalmente por causa de seus inúmeros benefícios para nossa saúde e dentre eles podemos destacar aqui neste texto a sua ação como antioxidante.

Há estudos que comprovam o tanto que essa planta é rica em antioxidantes e sendo assim ela pode ser uma aliada na prevenção e até no tratamento de algumas condições de saúde.

Sua ação como antioxidante talvez seja um dos seus benefícios mais conhecidos e também o motivo que tantas pessoas procuram essa planta

O que é ser um antioxidantes?

O nosso corpo é feito de células e elas envelhecem a cada dia que passa. Essas células sofrem oxidação que é uma reação química que tem como consequência a produção de radicais livres.

Esses radicais livres, por sua vez, são capazes de danificar as nossas células e até levá-las à morte. Esse processo de morte celular é algo normal e comum em nosso corpo, mas alguns alimentos podem nos ajudar a diminuir ou evitar os danos dos radicais livres.

Os antioxidantes presentes em alguns alimentos como a moringa, são capazes de eliminar esses tais radicais livres. Não que o consumo de antioxidantes é o elixir da eterna juventude, mas ajuda bastante.

A moringa e seus efeitos antioxidantes

Dentre tantos benefícios da moringa o de ser antioxidante é um deles. Eles podem ser encontrados nas folhas dessa árvore.

Há estudos (1) que comprovam que tanto as folhas mais maduras quanto as mais novas da moringa são ricas em antioxidantes, dentre eles podemos citar a vitamina C, beta-caroteno, quercetina e ácido clorogênico.

A quercetina, por exemplo, é capaz de reduzir a pressão arterial em pessoas hipertensas (2) e o ácido clorogênico é capaz de baixar a glicose (3)

Mesmo que um alimento seja rico em antioxidante não é necessário consumi-lo em excesso, assim como sua falta o excesso pode ser prejudicial a nossa saúde.

Os antioxidantes presentes em alguns alimentos não curam doenças, mas servem como redutor de riscos ligados ao envelhecimento como os tumores.

Outros benefícios da moringa

Como já dito anteriormente, a moringa possui outros benefícios e eles também são muito importantes para nossa saúde.

Ela é considerada um superalimento, pois é rica em proteínas, vitamina A, potássio, cálcio e vitamina C.

Veja alguns outros benefícios da moringa

  • previne diabetes
  • reduz inflamações
  • pode baixar o colesterol
  • pode baixar a pressão arterial
  • previne e combate a anemia
  • diurética
  • ajuda na perda de peso
  • diminui os efeitos da menopausa

Como consumir a moringa

A forma mais comum de consumo da moringa é fazendo uma infusão de suas folhas, assim como se faz de outros tipos de ervas.

O chá de moringa é bastante procurado e consumido pelas pessoas. Além de todos esses excelentes benefícios ele é bastante saboroso.

Em lojas especializadas em chás é fácil encontrar suas folhas desidratadas para fazer o chá.

Vale ressaltar que não é preciso e nem é saudável fazer o consumo do chá de moringa em excesso. Tomar 3 xícaras de chá por dia é o suficiente.

A medida para o chá pode ser de uma colher de sopa cheia para 1 litro de água ou mesmo uma pequena colher de sobremesa para cada xícara de água.

Comentários Desativados