Kefir e seus beneficios

O kefir é uma bebida cujo nome vem do turco e que significa “se sentir bem” depois de comer.

O nome faz jus às propriedades magníficas do kefir que fazem dele uma bebida indicada para tratar e prevenir problemas digestivos, ósseos e bacterianos.

O melhor é que ele é uma bebida natural, ou seja, não trará grandes problemas para quem o consome.

Oque é o kefir?

O kefir é o nome de duas coisas. A primeira delas é o conjunto de micro-organismos usados para fazer a fermentação, e o segundo é o nome da própria bebida fermentada.

Para fazer o kefir basta acrescentar esses micro-organismos de nome kefir no leite de vaca ou leite de cabra e então esperar um período de 24 horas para que a fermentação esteja completa.

Quando a bebida estiver pronta, você só precisa remover os grãos de kefir para usá-los novamente em outras bebidas.

Além de fazer o kefir com leite, você pode fazê-lo com água ou chá. O kefir tem um sabor parecido com iogurte, mas leva uma consistência mais líquida.

Valornutricional

É interessante considerar o valor nutricional de produtos como o kefir, a fim de saber os benefícios que eles podem te trazer.

É a partir dessas propriedades que podemos extrair os benefícios desse produto natural.

Cada 175 ml de kefir feito com leite contém, com base na quantidade diária recomendada, 20% de cálcio, 20% de fósforo, 19% de vitamina B2, 14% de vitamina B12 e 5% de magnésio.

Além disso, o kefir feito com leite contém 7,8 gramas de carboidratos, 6 gramas de proteína, de 3 a 6 gramas de gordura — o que vai depender do tipo de leite que você usa para fazer o kefir —, vitamina D, 100 calorias e compostos bioativos, que são os ácidos orgânicos e os peptídeos.

Benefíciosdo kefir para a saúde

O kefir é um alimento probiótico, ou seja, nele estão contidos microrganismos vivos que se alojam no intestino.

Não se preocupe, porque isso não é uma coisa ruim. Esses microrganismos vivos ajudam a manter o equilíbrio das chamadas bactérias intestinais.

Você já deve ter ouvido falar que os probióticos estão presentes nos iogurtes, no Yakult e em muitos outros produtos.

Esses probióticos presentes no kefir fazem com que seja possível combater alguns dos problemas digestivos comuns ou não, como a síndrome do intestino irritável, diarreia e infecções causadas por bactérias.

Paraa osteoporose

A osteoporose é uma doença óssea que tem como característica a deterioração do tecido ósseo.

Esse problema de saúde é mais comum em pessoas mais velhas, porque conforme o tempo vai passando a estrutura óssea vai se tornando mais fraca e suscetível a esse tipo de doença.

Para se beneficiar e tratar e prevenir a osteoporose você precisa usar o kefir fermentado no leite com alto teor de gordura.

Esse produto resultante é uma boa fonte de cálcio e vitamina K2, além de nutrientes essenciais para manter a saúde óssea e retardar o desenvolvimento da osteoporose.

Se você chegou do médico com a notícia de que os seus ossos estão enfraquecendo por causa da idade, uma das maneiras para dar a volta por cima é consumir o kefir fermentado no leite.

Infecçõesbacterianas

Como dissemos, o kefir contém uma grande quantidade de probióticos, e eles são responsáveis e nos proteger de infecções causadas por bactérias.

Dentre os tipos de bactérias que o kefir pode prevenir o crescimento estão a H. Pylori, que causa dor e queimação; salmonela, que pode ser adquirida com determinados alimentos em determinadas condições; e E. coli, que normalmente habita o intestino mas que pode ir para outras áreas do corpo.

O kefir contém um carboidrato chamado kefiran, que nada mais é do que um item com maravilhosas propriedades antibacterianas.

Asmae alergia

Os sintomas da alergia são o resultado das respostas inflamatórias do nosso corpo ao entrar em contrato com determinados itens considerados alérgenos.

Foram feitos estudos com animais onde se comprovou que o kefir eliminou essas respostas anti-inflamatórias e, por conta disso, melhorou os sintomas da alergia e da asma.

Não foram realizados estudos em humanos, mas tudo indica que o resultado será o mesmo.

Intolerânciaà lactose

Pessoas com intolerância à lactose não conseguem decompor e digerir de forma adequada a lactose presente nos produtos lácteos como o leite, o queijo e tudo mais.

Elas precisam consumir esses produtos em sua versão “zero lactose”, mas uma alternativa a isso seria consumir kefir.

O kefir é um item que possui as bactérias do ácido láctico que são capazes de converter a lactose em ácido láctico.

Possui ainda itens que ajudam a decompor a lactose de maneira adequada, de forma que as pessoas intolerantes à lactose que tomam kefir conseguem tolerar a lactose e não sofrer dos sintomas de inchaço abdominal e diarreia, por exemplo, que aparecem quando se é intolerante à lactose e se consome lactose.

Câncer

De acordo com estudos, o kefir é um item que ajuda a inibir o crescimento das células cancerígenas. Isso significa que ele pode impedir que uma pessoa venha a sofrer de câncer e até mesmo ajudar a tratar essa condição.

O consumo de kefir para o câncer funciona porque ele reduz a formação dos compostos carcinogênicos que podem causar esses tumores tão horríveis.

Comopreparar o kefir em casa

O kefir pode ser preparado no conforto da sua casa, mas deve ser feito de maneira correta para não sair errado.

Você pode comprar o kefir no supermercado ou lojas de alimentos, mas tem muita gente que prefere fazer o procedimento em casa, pois realmente está vendo o que está acontecendo, está acompanhando todo o processo.

Para fazer o kefir com leite, você vai precisar de 1 ou 2 colheres de sopa de grãos de kefir, um recipiente com tampa e 2 xícaras de leite o mais natural e puro possível.

Primeiramente você precisa colocar os grãos de kefir em uma tigela ou em um outro recipiente e adicionar o leite, deixando de 2 a 3 centímetros livre, sem encher completamente.

Você pode acrescentar creme rico em gordura para deixar o kefir mais espesso.

O recipiente precisa ser coberto e deixado de 12 a 36 horas sem ser tocado, em temperatura ambiente.

Quando a consistência se tornar mais irregular, você só precisa coar o líquido, separando assim os grãos do leite.

Você pode guardar o kefir na geladeira para esfriar, deixando-o lá por um tempo para depois tirar e beber.

Comentários Desativados