Erva Mate e seus benefícios

A erva-mate, bastante conhecida e produzida aqui na América do Sul, tem uma série de benefícios para o nosso corpo e neste texto você conhecerá todos eles.

Com propriedades fascinantes essa erva pode oferecer os melhores benefícios para tratar problemas de saúde específicos.

Ondeé consumida essa erva?

Aerva-mate é produzida em larga escala em países como Argentina,Brasil, Paraguai e Uruguai, além de algumas partes do Chile, entãovocê que é brasileiro não vai ter dificuldade para encontrar essaerva no nosso país.

Quaissão os maiores produtores de erva-mate?

Comosabemos, vários países produzem essa erva em grande escala. Mas ospaíses que mais fazem a produção da erva-mate atualmente são,respectivamente, o Brasil, a Argentina e o Paraguai.

Benefíciosda erva-mate

Os produtos naturais no geral são muito benéficos para a nossa saúde, e o caso da erva-mate não é nenhuma excessão.

Essa é uma erva poderosa, que é rica em minerais — principalmente o potássio e o magnésio —, vitaminas — principalmente o grupo B —, antioxidantes, aminoácidos e polifenóis.

Todos esses itens são de suma importância para a nossa saúde, então consumir a erva-mate é uma boa ferramenta para melhorar a saúde e vários problemas que podemos ter.

Abaixo, você encontra os principais benefícios da erva-mate.

Saúdecardiovascular

O coração junto com o cérebro são os órgãos mais importantes do nosso corpo.

O coração é um órgão que serve para bombear o oxigênio para todas as partes de nosso corpo, para que não tenhamos nenhum problema relacionado a isso.

Com o consumo da erva-mate podemos aproveitar os benefícios de antioxidantes, saponinas e potássio, três itens importantes para diminuir o colesterol e impedir que ele se acumule nas artérias.

Se você quer ter uma saúde do coração invejável, consumir erva-mate é uma boa maneira de chegar a isso.

Aumentao colesterol “bom”

O colesterol “bom”, o HDL, é importante para a nossa saúde, pois ele tem a função de pegar as gorduras acumuladas no nosso corpo e devolvê-las ao fígado, para que sejam eliminadas.

O excesso dessas gorduras, causadas pelo colesterol LDL “ruim”, faz com que soframos de vários tipos de doenças cardíacas.

Por isso é necessário consumir alimentos que contêm uma grande quantidade de colesterol bom, como é o caso da erva-mate.

O HDL é um tipo de colesterol que ajuda a proteger a pessoa de ataques cardíacos.

Retardao envelhecimento

Um dos benefícios da erva-mate que as pessoas mais gostam e comentam é o fato de ela ser uma erva que rejuvenesce a nossa pele, ou melhor, faz com que o envelhecimento dela seja diminuído.

Esse efeito acontece por causa da grande quantidade de antioxidantes que a erva-mate possui, que impedem a oxidação das células que causam o envelhecimento das mesmas.

Outras propriedades presentes que ajudam a retardar o envelhecimento são as curativas, adstringentes e os polifenóis, como os taninos.

Resistênciafísica

Você que quer ter uma maior resistência física mas não sabe por onde começar, aqui vai uma dica que pode mudar a sua vida: comece consumido erva-mate, pois ela é uma erva que acelera o nosso metabolismo.

Isso aumenta a nossa energia e propicia a queima de gordura que muitas pessoas têm acumulada no corpo.

Com isso, a resistência física é aumentada. Portanto, se você é atleta ou quer começar a fazer exercícios com frequência, uma boa pedida é consumir erva-mate, pois ela vai te dar esse e outros benefícios para a sua saúde.

Um outro item presente na erva-mate que ajuda a melhorar a nossa resistência física é a cafeína, que é um bom estimulante para o nosso corpo.

Se você quer fazer exercícios, se manter acordado depois de uma xícara de erva-mate não será difícil, o que é ideal para manter a regularidade dos exercícios.

Bompara a digestão

Podemos ter a melhor saúde em muitas das áreas, mas se o nosso sistema digestivo não estiver bem não conseguimos nos sentir à vontade. Por isso surge a necessidade de consumir o chá de erva-mate, pois ele é uma bebida que ajudam a melhorar o trânsito intestinal.

O que ele faz no nosso corpo é estimular os movimentos de contração do trato digestivo.

O chá de erva-mate age como um laxante natural muito eficaz, que purifica o corpo e pode ser usado como acompanhamento de dietas saudáveis, que ajudam a melhorar o nosso sistema digestivo.

A erva-mate é uma planta que nos proporciona a sensação de saciedade. Isso faz com que nos sintamos cheios, satisfeitos depois de comer, evitando que consumamos alimentos em excesso.

Dessa forma, a perda de peso se torna ainda mais rápida, pois lidamos diretamente com os hábitos ruins que nos levam a comer demais.

Comopreparar a erva-mate

Uma vez que vemos a quantidade de benefícios que podemos receber com o consumo da erva-mate, é natural querermos saber como realizar o consumo desse produto natural, pois os benefícios só podem ser experimentados quando fazemos o consumo de maneira correta.

Para preparar o chá de erva-mate, é muito simples.

Você vai precisar colocar as folhas secas e os galhos da erva moídos em um copo de água quente, sendo que essa água não pode estar fervida.

Depois disso, você precisa apenas deixar a bebida descansar por alguns minutos, para os benefícios das folhas e galhos serem passados para a água, coar e beber.

O consumo frequente vai garantir que você se beneficie das propriedades que citamos no começo deste artigo.

Existemcontraindicações?

Sempre é bom falar das contraindicações dos produtos naturais porque tem muita gente que ainda pensa que os produtos naturais não têm contraindicações.

A verdade é que muitos desses produtos podem fazer mal se consumidos em excesso ou por determinados tipos de pessoas. Por isso, sempre que você consultar os benefícios de um produto natural não deve diretamente consumir sem antes verificar as contraindicações.

Dessa forma, você evita sofrer de algum efeito colateral do produto, aproveitando somente os benefícios e não trazendo maiores complicações.

A erva-mate não está isenta de contraindicações, mas as que ela possui são mais brandas, mais leves do que as de outros produtos.

A erva-mate pode ser consumida pode mulheres gestantes ou que estão amamentando, e também pode ser consumida por pessoas que sofrem de hipertensão, mas esse consumi deve ser feito sempre com cautela.

Se preciso, se você tiver dúvidas, pode pedir a orientação de um médico especialista no assunto, para que ele te oriente sobre a forma que você precisa consumir.

Outras pessoas podem consumir esse chá com uma maior frequência, mas sempre é bom se atentar aos perigos de superdosagem.

Pelo fato de ser uma planta que provoca o estímulo mental, é capaz que pessoas que têm problemas para dormir fiquem piores dessas condições, caso tomem o chá no período noturno.

Comentários Desativados