Couve e seus benefícios

A couve é um dos produtos naturais mais conhecidos e apreciados no mundo, principalmente por causa do seu gosto em que muitas vezes é usada em receitas que dão água na boca de qualquer pessoa.

Se você gosta de couve vai também gostar de saber que esse produto natural é cheio de benefícios para a nossa saúde.

Se você não gosta de couve, deveria comer só pelos benefícios. Acompanhe!

Deonde vem a couve?

Esse produto natural é nativo do Mediterrâneo, mas pode ser plantado e cultivado em muitos lugares.

No Brasil, por exemplo, é possível plantá-lo sem problemas, pois ela se adequa ao nosso clima.

A couve é um alimento que foi mencionado desde muito tempo atrás pelos gregos e romanos e até hoje é consumido em grande quantidade ao redor do mundo.

Muitas pessoas comeriam a couve apenas pelo gosto agradável e os benefícios fazem com que seja um alimento duplamente interessante para o nosso consumo.

Couvee outros vegetais

A couve participa do grupo de vegetais crucíferos, assim como o brócolis e o repolho.

Muito se confundiu no passado sobre a couve e o repolho, pois eram muito parecidos. Apenas a cor das folhas era uma característica que diferenciava os dois produtos. Hoje, já sabemos diferenciar a couve do repolho.

Comoa couve pode ser preparada?

AS folhas menores de couve são mais macias e têm um sabor um pouco mais adocicado, enquanto as outras podem parecer um pouco amargas.

As folhas podem ser cozidas ou salteadas. Para você ter uma ideia existem mais de mil receitas de couve cozida no vapor e essa é a forma melhor que consumir a couve, pois mantém todas as propriedades e benefícios dela.

Talvez você tenha ouvido falar que, para fazer uma couve deliciosa, precisa fervê-la até a “morte”, mas dessa forma, apesar de tornar o alimento bem gostoso, os nutrientes não são mantidos. Além disso, a couve passa a apresentar um odor levemente sulfuroso.

A melhor maneira de cozinhar a couve e fazê-lo até que as folhas fiquem suaves, mas ao mesmo tempo mantenham a cor verde brilhante característica dela.

Você pode temperá-las com sal e pimenta e misturá-las com ervilhas ou arroz, além de fazer receitas específicas com couve, as quais costumam levar suco de limão, azeite extravirgem, vinagre balsâmico ou sementes de girassol. Você verá que ficará formidável!

Quaissão os benefícios da couve?

A couve é um vegetal que contém uma série de benefícios para a nossa saúde devido a suas maravilhosas propriedades.

Primeiramente é preciso dizer que é um produto baixo em calorias e rico em vitaminas e minerais que o nosso corpo tanto precisa.

A couve pode nos oferecer mais de 1000% da vitamina K e mais de 300% de vitamina A que a gente precisa no dia.

Com isso, temos quase o bastante para ter ossos fortes para inibir os danos neuronais, uma melhora da visão e proteção das membranas mucosas.

Mas ainda há outros itens que devem ser levados em consideração. A couve nos dá 58% de vitamina C que a gente precisa no dia, 44% de folado, 41% de manganês, 27% de cálcio que precisamos no dia, além de uma grande quantidade de magnésio, vitamina B6, riboflavina e ferro.

Por todos esses motivos, a couve é mais adequada para ser consumida do que os vegetais médios, pois tem maior poder nutritivo.

Colesterol

Muitas pessoas atualmente sofrem com o colesterol alto, e a couve pode ser uma das chaves para diminuir essa taxa de colesterol no nosso corpo.

Para você ter uma ideia, a couve reduz mais colesterol que a folha de mostarda, o brócolis e a couve-de-bruxelas. Isso acontece porque a couve liga os ácidos biliares no sistema digestivo, o que faz com que eles possam ser excretados pelo corpo.

Câncer

Ter câncer é o medo de muita gente, principalmente daquelas pessoas cujos familiares sofreram com essa doença.

É aquela sensação de que você pode ser o próximo se fizer algo que aumente as chances, como fumar, ou se não fizer absolutamente nada.

A couve contém quatro glucosinolatos raros que podem ser convertidos em uma substância que ajuda o nosso corpo a combater as toxinas inflamatórias e prevenir os riscos de uma pessoa sofrer de câncer.

Apesar de não ser uma garantia de que você não sofrerá de câncer, é uma forma de diminuir as chances de isso acontecer.

Quais tipos de câncer podem ser inibidos com o consumo de couve? Bem, alguns tipos de câncer podem diminuir a incidência quando você consome couve, como acontece com o caso do câncer de pulmão, próstata, mama, cólon, ovário e vesícula biliar.

Oque dizem os estudos sobre a couve?

Vários estudos foram feitos sobre a relação do consumo de couve e a prevenção de doenças como o câncer.

Consumindo a couve o corpo pode usar o colesterol para sintetizar o ácido biliar e reduzir a absorção de gordura, o que é algo muito benéfico.

Esses ácidos biliares secundários estão relacionados com o aumento do risco de dois problemas de saúde: doenças cardíacas e câncer.

Com isso, você pode diminuir a chance de sofrer desses problemas.

Cozinhara couve no vapor é a melhor maneira de garantir que os seusbenefícios podem ser apreciados, então é a forma mais indicadapara você consumir esse produto natural tão benéfico.

Outros alimentos benéficos, como folhas de mostarda e o repolho, podem ser também cozidos no vapor, pois mostrarão os melhores benefícios dessa forma.

Foi verificado que consumir esses alimentos por esse meio é a melhor maneira de consumo para reduzir as doenças cardiovasculares e o câncer.

Além disso, foi feito um outro estudo onde se descobriu que o consumo alto de vegetais crucíferos, como a couve, e vegerais ricos em carotenoides, ajudam a reduzir o risco de uma pessoa sofrer de câncer de mama.

Contraindicações

É absolutamente contraindicado consumir a couve em grandes quantidades, pois pode causar problemas estomacais.

É interessante comer de forma frequente, mas não em grandes quantidades, a fim de evitar esses problemas.

A couve também não deve ser consumida por crianças pequenas, por causa dos problemas estomacais que podem ser causados, além de flatulência e inchaço abdominal.

Se você sofre de hipotensão ou problemas renais, qualquer que seja ele, também não é aconselhável comer esse produto natural, pois pode te fazer mal.

Lembre-se de consumir sempre com prudência — levando em contra todas as contraindicações e não consumindo em grande quantidade —, pois só dessa forma é possível conseguir apenas benefícios.

Comentários Desativados