6 poderosos chás para refluxo

Hoje em dia o refluxo gástrico é um problema que tem se tornado comum. Acontece quando os ácidos do estômago sobem para a garganta, o que gera aquela típica sensação de queimação intensa que muitas vezes confunde, por causa da intensidade, com um ataque cardíaco.

Mais abaixo você encontrará chás que aliviam o desconforto no estômago causado por essa queimação, ou seja, os mais recomendados chás para refluxo.

A queimação na maioria das vezes não vem sozinha, ela é acompanhada por problemas de sono e ronco, além de haver possibilidade de resultar na asma, dispepsia — o desconforto e mal-estar no estômago que ocorre depois das refeições —, mau hálito, inflamação do esôfago, úlceras e até no câncer de esôfago, no caso de casos mais graves.

Alimentos que potencializam o refluxo

Dentre os vários tipos de alimentos e substâncias que potencializam o refluxo gástrico se destacam aqueles que são mais comuns, o que significa que são os principais causadores do problema. Eles são:

  • Ingerir muitos alimentos processados. Esse tipo de alimento deve ser reduzido o máximo que você conseguir, uma vez que traz muito mais perdas do que ganhos na saúde.
  • Também devem ser reduzidos o excesso de açúcares e os alimentos refinados. São preferíveis, em vez disso, o consumo de vegetais, frutas e grãos integrais, ainda mais aqueles que possuem alta taxa de fibra.
  • Também não são recomendados consumir cafeína, álcool ou gorduras, principalmente aquelas menos saudáveis.

Chás para refluxo

mulher com queimação no estomago

Os produtos naturais estão disponíveis para serem usados não só por causa do sabor, mas também por causa dos benefícios.

Muitos dos fármacos receitados para determinados problemas de saúde contêm uma porcentagem de produtos naturais, como algumas das ervas que estão apresentadas abaixo:

  • Chá de alcaçuz. O alcaçuz é usado para prevenir e reparar muitos dos problemas de refluxo ácido, e a melhor forma de consumi-lo para aproveitar os benefícios é por meio de chá ou extrato. Mas por que ele funciona? O chá de alcaçuz cria uma fina camada no estômago, protegendo a região dos ácidos que podem causar todos aqueles quadros citados anteriormente.

  • Chá de gengibre. O gengibre é daquelas raízes para que guardar em casa sempre, para quando houver praticamente qualquer problema. Conhecido por ter inúmeros benefícios, o chá de gengibre também tem propriedades que protegem o estômago, protegem a mucosa gástrica, de modo que essa queimação diminua ou até mesmo suma, dependendo da gravidade. O gengibre também contém um componente que suprime a ação da bactéria H. pylori, considerada a maior vilã para quem adquiriu refluxo gástrico. Essa bactéria é a principal causa de todos esses problemas gástricos, e o gengibre é até mesmo mais efetivo que alguns dos remédios que são usados no tratamento. Funciona ainda melhor se você acrescentar um pouco de mel.

  • Chá de salsa. A glutamina é um aminoácido presente na salsa, e ele é essencial para quem sofre de desconfortos gastrointestinais. O corpo produz naturalmente, mas nem sempre nas quantidades que ele precisa para lidar bem com o problema do refluxo gástrico. Por conta disso, você muitas vezes deve procurar fora, como em carne e peixe e em outros alimentos e bebidas, como no chá de salsa. A glutamina ainda faz o papel de diminuir o inchaço abdominal.

  • Chá de limão. Basta acrescentar limão na água morna e beber um copo com o estômago vazio assim que acordar. Dessa forma, a pessoa sofrerá menos do refluxo gástrico e dos seus sintomas, além de ajudar no equilíbrio adequado do nível ácido do estômago, que, por nessas pessoas não se encontrar estável, propicia o refluxo. Funciona ainda melhor se você acrescentar mel.

  • Chá camomila alemã. A camomila alemã é uma erva que tem grande utilidade para tratar problemas digestivos e da mucosa gástrica. Por esse motivo, é altamente recomendado para quem sofre de refluxo ácido, até porque proporciona alívio rápido da azia.

  • Chá de hortelã. A hortelã é uma erva muito usada por pessoas que sofrem problemas digestivos, visto que suas propriedades permitem que a recuperação de pessoas assim aconteça de forma rápida e eficaz. Se você sofre de refluxo gástrico, esse chá é perfeito para você, principalmente se você estiver contando com um alívio rápido. Se você tiver hortelã na sua casa, tome-o em uma infusão e perceba como a melhora vai vir logo.

Contraindicações

Algumas condições impedem o uso desses chás. Não necessariamente impedem, mas é altamente recomendado que você não os consuma estando em determinadas condições.

Essas restrições variam de chá para chá, e, para este artigo não ficar muito extenso, foi optado que o melhor é apenas deixar este aviso, de modo que você possa pesquisar as contraindicações dos chás específicos.

4 Comentários

  1. Sandra Cassia

    Nossa Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!

  2. Silmara Dias

    Nossa muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns viu!

  3. Michelle

    Muito boa sua matéria. Parabéns pelas dicas, eu Amei. Continue Postando excelentes artigos como este.

  4. Diana Santos

    Gente quero saber se o chá trinta evras pode ser consumidor por quem tem refluxo

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*