Chás para pressão alta

Chás para pressão alta – Apesar de muita gente não acreditar nisso, a natureza é capaz de proporcionar muita saúde a quem consome seus produtos.

Há estudos comprovados sobre o bem que os produtos naturais podem trazer ao corpo, inclusive para pessoas que sofrem de hipertensão arterial, ou, como as pessoas costumam falar, pressão alta.

Este texto apresenta os principais chás que vão ao combate da pressão alta, de modo que ela volta a ficar controlada. Quer conhecer esses chás? Basta ler texto até o fim.

Causas da pressão alta

A pressão alta é um dos problemas de saúde que mais atinge as pessoas pelo mundo e elas normalmente estão associadas à origem das doenças cardiovasculares que são muito danosas e podem, inclusive, levar a pessoa a óbito. Alguns fatores propiciam que a pessoa tenha pressão alta como:

  • Estresse e ansiedade;

  • Comer alimentos ricos em gordura;

  • Fumar;

  • Não fazer atividade física;

  • Genética;

  • Envelhecimento.

Isso significa que uma pessoa pode nascer predisposta a ter esse tipo de problema e significa também que a pessoa tem mais chances de desenvolver esse quadro conforme envelhece, mas para muitas pessoas são os hábitos descritos acima que são os grandes causadores.

____________________________

Veja tambémChá de hibisco emagrece?

____________________________

Chás para pressão alta

chá para pressão alta - desenho de uma xícara

Há uma série de medicamentos disponíveis para quem quer reduzir a pressão arterial, mas algumas pessoas se sentem mais confortáveis quando dispõem de opções naturais. Abaixo você encontra alguns chás que melhoram o quadro quando são consumidos com frequência.

Chá de passiflora

A passiflora é muito consumida por pessoas que sofrem de estresse e ansiedade, mas também é eficaz para reduzir a pressão arterial, uma vez que o estresse e a ansiedade são grandes causadores desse mal.

Chá de valeriana

Está aí uma boa opção para quem encontra essa planta com mais facilidade. O chá de valeriana é considerado um tranquilizante natural que é capaz de deixar os músculos relaxados e reduzir a pressão arterial. O melhor é se o seu caso de pressão alta for gerado por estresse, já que a valeriana tranquiliza e minimiza esse problema.

Chá de lavanda

A lista de chás que acalmam não é tão pequena, mas sempre há aqueles que mais se destacam, seja por serem mais conhecidos ou por possuírem propriedades imponentes. O chá de lavanda entra para essas duas categorias, e serve como um vasodilatador, reduzindo a pressão alta. O chá de lavanda vai, além disso, proporcionar uma noite de sono agradável e reduzirá o estresse.

Chá de manjericão roxo

O manjericão roxo também é um ótimo combatente do estresse, mas ele se diferente de muitos outros produtos naturais. Não promove um bom sono, mas deixa o corpo mais enérgico e resistente, além de fortalecer o sistema imunológico e cuidar do sistema gástrico, o qual pode ficar muito danificado em períodos de estresse.

O chá de manjericão roxo melhora a saúde cardiovascular e proporciona uma boa circulação sanguínea, reduzindo ainda a pressão arterial alta. Mas, se você toma remédios anticoagulantes ou antiplaquetários, deve consultar seu médico para saber se pode ou não tomar o chá de manjericão roxo.

Chá de cavalinha

Há também o grupo de pessoas que sofre de pressão alta por ter retenção de líquidos. O chá de cavalinha é diurético, e, como um forte diurético, faz com que o problema de retenção de líquidos diminua, o que provoca uma diminuição do inchaço na barriga e uma redução na pressão alta.

Chá de orégano

Pessoas que sofrem de hipertensão não podem consumir mais que 1.500 mg de sódio por dia, pois ele é um grande causador desse problema. O chá de orégano não possui nem um pouco de sódio, o que o faz um ótimo substituto para o sal. Lembre-se, o chá de orégano e os outros chás citados neste texto não vão servir muito se a alimentação e os hábitos ruins não forem controlados. É importante abarcar tudo isso para uma melhor qualidade de vida.

Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é muito indicado para quem sofre de problemas no fígado e quem não tem uma digestão saudável. Por ser diurético, estimula a função renal e elimina os sais e fluidos em excesso do corpo. Pelo mesmo motivo do chá de cavalinha, é um ótimo aliado contra a pressão arterial alta.

Chá verde ou chá branco

O chá verde e o chá branco, diferentemente dos primeiros chás citados neste texto são estimulantes, ou seja, não podem ajudar a lidar com a ansiedade. Entretanto, se a sua pressão alta é causada por um outro fator, esses chás vão ser muito eficazes no controle dela.

Chá de alho

O alho tem propriedades magníficas para o corpo, sendo usado muitas vezes para tratar doenças. Assim como o chá de lavanda, o chá de alho também é um vasodilatador, ou seja, ele dilata as artérias e evita a formação de trombos. O chá pode ser feito com um dente de alho esmagado em um copo de água fervente. Se você não conseguir beber por causa do gosto, pode colocar um pouco de limão e adoçar com mel.

Contraindicações

Os produtos naturais também possuem contraindicações, e sempre é bom pesquisar antes de consumir, uma vez que esses chás, por mais benéficos que sejam, podem não ser recomendados para determinadas pessoas. As contraindicações de cada um não foram colocadas aqui para que o artigo não fique muito extenso, mas é recomendável que você as pesquise para saber se pode ou não usufruir desses chás.

Um Comentário

  1. Reyes Meyerowitz

    Gostei do teu post, super bom seu ponto de vista. Eu tenho um Blog sobre este mesma tema, visite ele depois. Abraços

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*