Chá de canela e emagrecimento

O chá de canela é o complemento dietético ideal por conta de seus benefícios termogênicos. 

Além disso, age como um anti-inflamatório, melhorando a digestão e reduzindo os gases estomacais.

Popular por sua utilização na culinária, a canela tem sido usada há tempos pelas propriedades benéficas que traz para o corpo. 

Muitas pessoas incluíram a canela em seus consumos diários como espécie depurativa, para emagrecimento ativo, para remediar a má digestão, para a indução ao o trabalho de parto e aceleração da menstruação em casos necessários.

Veja também= Tudo sobre o chá de canela

Lembrando as propriedades benéficas da canela

Obtém-se a canela a partir da famosa árvore conhecida como canela, nas regiões endêmicas da comunidade indiana. 

Em especial, suas origens estão no Sri Lanka, que é uma espécie ilha localizada na parte sul da Índia.

Uma de suas propriedades mais notáveis da especiaria é o típico e reconhecível aroma. Algo que soa extravagante, que tem ação relaxante e diversas utilidades medicinais, assim como cosméticas.

Os nutrientes encontrados na canela são realmente vantajosos para a melhora da saúde geral do organismo. São eles:

  • Vitaminas A, B1, B2, B3, B6, C, E e K;
  • Minerais: cálcio, magnésio, fósforo, sódio, potássio, zinco e ferro;
  • Fibras alimentares.

Esses componentes tornam o chá de canela eficiente no trato de diversas infecções, tais como gripes e resfriados, pois é expectorante.

Também trata problemas diversos digestivos, diarreia, flatulência e estimula as defesas do organismo.

De outra forma, a canela é uma ótima opção para o emagrecimento efetivo por conta de seus benefícios termogênicos, ou seja, ela aumenta as taxas metabólicas, assim como a queima de gordura.

Por possuir princípios antioxidantes, o chá de canela pode defender o organismo dos ditos radicais livres e da senescência das células. 

Além do mais, essas moléculas acabam cuidando dos vasos sanguíneos. Isso impede o depósito de colesterol LDL nas artérias e mantém seus níveis dentro das faixas de tolerância.

Ao beber um chá de canela, é possível regular a glicose no sangue, assim como o colesterol que fica se acumulando dentro do sistema circulatório.

Infusões de canela são recomendadas para o alívio do estômago e das flatulências que causam sérios desconforto e dores abdominais quando tomadas regularmente. E, se isso não for suficiente, abre o seu apetite.

Portanto, se você não sente vontade de se alimentar, faça um chá de canela e o tome cerca de meia hora antes das principais refeições.

Ele também tem importantes benefícios anti-inflamatórios que são úteis nos episódios onde ocorre dor pela artrite e outras diversas doenças na parte óssea, aliviando o inchaço.

Algumas investigações científicas de suas propriedades confirmaram que a canela é promotora da atividade mais ativa do cérebro, da melhora nos déficits de atenção, na capacidade de reconhecimento e a aumento da memória.

Quanto à utilização de forma tópica, este tempero é um aliado na luta contra fungos e bactérias, além de outros microrganismos.

Isso graças às suas interações antimicrobianas e antissépticas.

Sua ação desinfetante é aplicada às unhas, e sua propriedade termogênica faz dela um ingrediente essencial para a celulite.

Propriedades do chá de canela

Além do uso gastronômico, uma das maneiras mais saudáveis ​​de consumir a canela é como um chá. 

Ao ferver a água com canela por poucos minutos, as suas propriedades são preservadas e você pode aproveitar dos diversos benefícios, uma vez que não reage ante outros medicamentos.

Beba para um emagrecimento ativo

Se exagerarmos com as refeições, o pâncreas secretará mais insulina. O hormônio nos alerta e serve como um sinal de que há mais energia do que o corpo requer.

Então, a glicose que não usamos é acumulada no fígado como glicogênio, e caminhará seguindo para as veias em forma de gordura.

Como o chá de canela tem a possibilidade de regulação dos níveis de glicose no sangue, o pâncreas acaba sintetizando menos insulina e acumulando menos gordura na região abdominal, impedindo o aumento de peso.

Se você consumi-lo vez ou outra, vai acabar percebendo que está perdendo peso mais cedo do que o esperado. 

Contudo, tomar esse chá de forma  diária não causa milagres.

É preciso moderar sua dieta e seguir um estilo de vida saudável. Caso contrário, você não perderá peso, pois o chá é um tratamento complementar, não um remédio mágico ou milagroso.

Da mesma forma, esse fato transforma o chá de canela em um medicamento natural para o diabetes tipo II, sendo o responsável ​​por essa característica o B1 cinnamon.

Em contrapartida, você não pode se medicar sob nenhuma circunstância, antes de tudo, pergunte ao seu profissional de saúde se, para o seu caso em específico, o consumo pode ser útil.

Receita de chá de canela

Como fazer chá de canela com louro, mel ou limão?

Se você quer se preparar para emagrecer ativamente, curar um resfriado ou tratar as diversas disfunções da menstruação, siga a receita abaixo.

Ingredientes:

  • 2 paus de canela;
  • 2 folhas de louro;
  • 1 colher de mel;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 pedaço pequeno de gengibre;
  • ½ maçã;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo:

  • Coloque a água a ferver na chaleira ou em uma panela;
  • Quando ferver, adicione canela e o restante dos ingredientes;
  • Aguarde 10 minutos;
  • Desligue o fogo e deixe infundir entre 5 a 10 minutos. Quanto mais você macerar, mais sabor você terá;
  • Coe a mistura e despeje em um copo;
  • Adoçar a gosto com mel.

Alternativa 1 – Para dar mais sabor de limão, você pode fazer o chá com raspas da casca. Só evite chegar até parte branca, que amarga a bebida.

Alternativa 2 – Para intensificar ainda mais o sabor, é aconselhável que você sempre use o mesmo bule, que irá adquirir o aroma de canela com os usos.

Receita simples de chá de canela para perda de peso

Ingredientes:

  • 1 pau de canela ou 5 colheres de canela em pó;
  • ½ colher de mel;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

  1. Ferva a água em uma panela e cozinhe a mistura por cinco minutos depois de adicionar canela.
  2. Deixe o chá esfriar e adoce com mel.
  3. Misture o conteúdo.

Os resultados da perda de peso com a ingestão do chá de canela são incríveis e isso pode acabar sendo o seu elixir para a vida.

Como fazer isso?

No caso do consumo por conta de perda de peso, é melhor tomar esse chá com o estômago vazio, pois proporciona um efeito de saciedade e evita a vontade de comer entre as refeições.

Por sua vez, fornece nutrientes complementares ao seu café da manhã para começar o dia com energia e alegria.

Contra indicações e precações do chá de canela

Existem diversos casos em que a ingestão do chá não é aconselhada, pois isso pode provocar efeitos nocivos para a saúde em geral.

Indo pelo contrário do que alguns estudos afirmam, outros encorajam a não consumir o chá desse tempero durante a gravidez e o período de amamentação, uma vez que isso poderia afetar o bebê.

Não tome se você tiver uma úlcera gástrica, pois pode causar irritação e dor.

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*