Chá de alecrim

Se qualquer pessoa fizer um levantamento dos chás mais consumidos do mundo descobrirá que o chá de alecrim ocupa uma das primeiras posições.

Se trata de um chá que não tem apenas o gosto agradável, mas que também é composto por propriedades que são muito benéficas para o corpo das pessoas.

Neste texto você conhecerá os benefícios, as contraindicações e os efeitos adversos advindos do consumo desse chá.

Informações interessantes sobre o alecrim

O alecrim é uma planta originária do Mediterrâneo, e, quando usado para fins medicinais, normalmente são utilizadas as flores.

Por esse motivo as pessoas geralmente fazem a colheita no final da primavera.

As plantas podem ser armazenadas em caixas de material neutro por até um ano, se estiverem em boas condições.

O alecrim é bastante utilizado na culinária, mas suas melhores qualidades são relacionadas à saúde, já que, se feito da forma correta, propicia ao consumidor uma melhor qualidade de vida.

Para quem é indicado o chá de alecrim?

Ele é recomendado para pessoas que sofrem de dores de cabeça, infecções diversas, problemas digestivos e para ajudar na luta contra com mal de Alzheimer, devido a benefícios que estão inclusos na lista abaixo.

Benefícios

imagem: reprodução
  • O chá de alecrim tem fortes propriedades diuréticas que fazem com que sejam removidos o excesso de fluidos do corpo. Dessa forma, o inchaço na barriga — para pessoas que sofrem desse problema — diminui.
  • É um aliado eficaz para combater a ansiedade, de modo que a pessoa procura menos os alimentos como forma de extravasar alguma dificuldade emocional. Por isso, a pessoa vai comer menos e, consequentemente, emagrecer. Se a sua meta para este ano é perder alguns quilos, vale a pena investir em uma dieta que contém chá de alecrim, mas essa dieta deve ser auxiliada por exercícios físicos e uma alimentação mais balanceada.
  • O alecrim ajuda na redução dos triglicerídeos, do colesterol e do ácido úrico além de melhorar a circulação sanguínea. Tudo isso faz com que o processo de redução de peso seja muito mais facilitado, portanto, ao consumir diariamente o chá de alecrim, você está tendo um forte aliado para lidar com as frustrações de não estar num peso ideal.
  • É praticamente essencial para combater a gripe e o resfriado, portanto, se você precisa de um remédio potente no combate a esses males, sempre é bom ter um pouco de alecrim para fazer um chá.
  • Poucos problemas no cabelo chegam a ser tão irritantes como a caspa. Se você sofre dela, é bom saber que o chá de alecrim pode ajudar. Você também pode usar para tratar a perda de cabelo. Para tratar esses dois problemas, você pode beber o chá mas também pode lavar o couro cabeludo, de modo que o chá de alecrim agirá diretamente.
  • O chá de alecrim é um antibiótico natural, por esse motivo é muito eficaz contra as infecções intestinais. O que possibilita que o alecrim seja um antibiótico mais potente que outras ervas é o carnosol.
  • Devido ao poder antibiótico do chá de alecrim, é muitas vezes utilizado para tratar de doenças venéreas. Mas ele apenas serve como parte do tratamento, portanto, o acompanhamento médico é ideal.
  • Se você é diabético ou conhece algum diabético, saiba que o chá de alecrim pode ajudar, já que melhora a absorção do açúcar no corpo.
  • O chá de alecrim melhora o funcionamento do fígado, renovando-o, além de acelerar o metabolismo.
  • É uma grande ajuda para lidar com o mal de Alzheimer, porque é eficaz na recuperação da memória.
  • É recomendado para pacientes que têm pressão arterial baixa, porque a aumenta. Ajuda contra a arritmia cardíaca e também problemas cardiovasculares.
  • O chá de alecrim age no combate da dor muscular e da tendinite.
  • Ele também faz com que o corpo sue mais e combate as queimaduras e as lesões na pele.
  • Se você tem anemia e problemas no sangue, como problemas de menstruação irregular, vai te ajudar a recuperar a qualidade de vida.
  • O chá de alecrim combate ainda o cansaço mental e regenera o Sistema Nervoso Central, que tende a ficar cansado depois de a pessoa usar muito o cérebro.

Para quem o chá de alecrim é contraindicado?

O alecrim é, assim como outros produtos naturais, contraindicado para algumas pessoas. Portanto, deve-se ficar atento a essas contraindicações a fim de manter a qualidade de vida.

Não é recomendado para mulheres grávidas, pois os componentes contidos nele podem prejudicar o feto.

Também não é recomendado para pessoas com problemas de próstata, epilepsia, pele e estômago.

O chá de alecrim não pode ser tomado em excesso, pois pode causar irritação no intestino e no rim.

Caso a pessoa o consuma mais do que a quantidade indicada, pode sofrer de nefrite ou gastroenterite.

Um Comentário

  1. CELSO IZEPAO

    Interessante.
    Não tenho mais as flores então usarei Ramos e folhas.
    Qual a dosagem diária do chá de alecrim para quem tem problema moderado de ácido úrico (nível 8.0 no último exame de sangue ).
    Obrigado
    Celso

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*