chá de açafrão: 7 benefícios incríveis para sua saúde

Chá de açafrão: Provavelmente você já usou ou o usa o açafrão para receitas culinárias, na verdade muitos lugares no mundo usam.

Mas o açafrão não serve apenas para usar na culinária ele pode ser usado como chá e tem excelentes propriedades medicinais.

O açafrão do qual estamos falando é aquele em que usamos a sua raiz, o parente do gengibre.

Ele também pode ser chamado de açafrão-da-terra ou o seu nome técnico que é curcuma longa.

O açafrão veio do continente asiático e há milhares de anos eles já faziam uso dele como planta medicinal.

O princípio ativo da açafrão é chamado de curcumina e é ela que dá a sua cor amarelada caraterística da planta além de ser um ótimo anti-inflamatório e antioxidante.

No uso culinário a curcumina não faz tanto seu efeito pelo fato da quantidade ingerida ser baixa, então para quem quer fazer um tratamento efetivo pode fazer uma tintura com a raiz do açafrão.

Além do chá a tintura é uma outra forma muito efetiva para extrair os efeitos da curcumina.

Benefícios do chá de açafrão

Antes de falarmos dos benefícios do chá de açafrão é importante salientar que esse chá não deve ser usado em excesso, pois pode causar dores de cabeça, enjoo e vômito.

A mulheres gestantes é recomendado orientação médica antes de fazer um tratamento com o chá de açafrão.

Assim como todos os chás, o excesso pode fazer mal a algumas pessoas, tome cerca de no máximo 3 xícaras desse chá por dia.

Há muitos benefícios do chá de açafrão, mas iremos detalhar um pouco mais apenas alguns que consideramos ser os mais importantes.

Anti-inflamatório

Um dos efeitos mais importantes e que merece mais destaque no açafrão é o anti-inflamatório, então caso haja alguma inflamação em seu corpo saiba que o chá de açafrão é excelente.

Há estudos que indicam que o açafrão se equivale a medicamentos convencionais industriais comprados em farmácias quando assunto é inflamação, há diferença é que o açafrão não lhe trará efeitos colaterais.

Artrite

O segundo efeito mais proeminente do açafrão talvez seja o de ajudar pessoas que sofrem com artrite.

Por causa de sua ação anti-inflamatória ele é excelente para tratar a artrite. Estudos demonstraram que o açafrão tem efeitos semelhantes ao do ibuprofeno.

Protetor do fígado

Tomado em quantidades normais o chá de açafrão é um protetor de danos ao fígado.

Em casos, por exemplo, de envenenamento com picada de cobra o chá de açafrão é excelente para proteger o fígado dos efeitos do veneno. 

Não só o fígado, mas também a vesícula biliar. O uso do chá de açafrão aumenta a produção da bílis e assim evita o cálculo biliar.

Para pessoas que sofrem com a icterícia (doença relacionada com o fígado e a vesícula biliar) o chá de açafrão pode ser um tratamento possível.

Estimula o apetite

O açafrão é um estimulante do apetite, ele é muito bom para crianças e idosos que estejam comendo muito pouco por causa da falta de apetite, um chazinho de açafrão pode ajudar também nesses casos.

Prisão de ventre

Algumas pessoas sofrem com a prisão de ventre, é importante procurar as causas disso que geralmente pode estar relacionado com a pouca ingestão de água, alimentação com poucas fibras e até mesmo problemas emocionais.

O chá de açafrão ajuda as pessoas que têm esse problema, é claro que devem resolver também as causas. Fazer o uso de uma xícara de chá de açafrão pela manhã todos os dias acabará com esse problema.

Digestão lenta

Não apenas para pessoas que sofrem com prisão de ventre, mas também para pessoas que tem muitos problemas digestivos como a digestão lenta, estufamento, etc.

Na realidade um problema tem ligação com o outro. O chá de açafrão irá ajudar com os problemas digestivos.

Para problemas com gorduras

O chá de açafrão pode ser consumido diariamente por pessoas que sofrem com problemas com as gorduras totais como triglicerídeos altos, LDL alto, e para pessoas que de forma geral precisam perder gordura para emagrecer.

Podemos dizer que o chá de açafrão também é bom para emagrecer, pois ele ajudará a diminuir o nível de gordura no corpo.

Como preparar o chá de açafrão

O chá de açafrão pode ser preparado a partir do pó puro ou do açafrão seco. Veja os passos a seguir para preparar o seu chá.

  1. ferva 4 xícaras de água
  2. coloque nessa água que já levantou fervura 1 a 2 colheres de chá de açafrão
  3. deixe ferver por mais uns 10 minutos aproximadamente
  4. Coe o chá e deixe esfriar e já estará pronto

Pode ser adiciona outros ingredientes para melhorar o sabor e para ajudar na absorção como o mel.

Outras misturas é possível, principalmente pelo fato de o açafrão não ser de fácil absorção pelo organismo, por esse motivo o uso de gorduras saudáveis, por exemplo, pode ser uma opção.

Veja o que pode ser usado com o açafrão para ajudar na absorção para melhorar o seu sabor:

  • leite integral
  • leite de amêndoas
  • óleo de coco
  • pimenta preta
  • limão
  • gengibre

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*