Chá branco: para que serve, como fazer, emagrece?

O chá branco é bastante conhecido ao redor do mundo, no Brasil nem todas as pessoas têm o costume de consumi-lo, na realidade em nosso país o consumo é considerado baixo.

Temos muito o que aprender sobre os chás, principalmente o consumo de chá por mero prazer e não apenas para combater algum tipo de doença.

O chá branco é um tipo de chá que é apreciado por pessoas conhecedoras, é considerado uma iguaria, principalmente por causa de seu processo de fabricação.

Os tomadores de chá branco preocupam-se menos com os seus benefícios e sim com o prazer de apreciá-lo.

Tanto os chás quantos outras bebidas podem ser vistas de uma forma diferente, por isso existem aquelas pessoas que se tornam apreciadoras e estudiosas.

O chá branco possui um sabor delicado e frutado rico em antioxidantes e pobre em cafeína. Não é um chá comum

O chá branco é muito especial e vale a pena você conhecer cada detalhe dele que traremos aqui para você.

No final do nosso texto nos responda se você já conhecia o chá branco e fale mais para nós sobre isso.

O que é chá branco?

Em nosso país temos o costume de chamar todo o tipo de mistura de ervas com água quente de chá, isso é apenas um costume popular, pois o chá na realidade seria apenas aqueles feitos a partir de uma determina árvore chamada  Camellia sinensis.

Dessa derivam os chás, o que chamamos de chás podemos chamar apenas de infusão de ervas. Mas o a Camellia sinensis não apenas nos fornece o chá branco, mas também:

Mas o que diferencia o chá branco dos demais chás se todos vêm  de uma mesma árvore? Essa é a grande questão desses chás.

O chá verde é o mais delicado e o menos processado dentre os chás, ele é colhido antes das folhas da Camellia sinensis se abrirem completamente, quando os botões estão jovens e cobertos com pelos finos e brancos, daí o nome de chá branco.

Eles escolhem a dedo esses botões e folhas para fazerem o chá branco e depois colocam para secar, mas elas não podem oxidar.

Para fazerem o chá branco eles usam várias técnicas para cuidarem da oxidação das folhas e botões.

É o tempo de oxidação que vai dá a característica de cada chá

Será que o chá branco emagrece?

A maioria das pessoas buscam os chás por causa de seus benefícios para a saúde e com o chá branco não é diferente.

Muitos chás têm se tornado mais famosos por seus benefícios, principalmente aqueles que ajudam na perda de peso.

Realmente o chá branco pode ajudar a emagrecer, assim com o famoso chá verde, afinal vieram da mesma planta, só se diferenciam no processo de colheita.

O chá branco pode prevenir o processo de formação das células de gordura que chamamos de adipogênese, claro que a perda de peso não deve contar apenas com o consumo do chá, mas deve ser seguido de um plano alimentar adequado e atividade física.

Atualmente os chás emagrecedores estão em alta, mas eles isolados não podem fazer tanta diferença no emagrecimento de uma pessoa.

Para notar a perda de peso é preciso mudar os hábitos alimentares, os chás são um auxílio e não o contrário.

Como os chás são remédio naturais, o consumo em excesso pode fazer mal, e caso resolva tomar qualquer tipo de chá para emagrecer, saiba que há uma dose recomendada.

Geralmente gira em torno de 3 xícaras por dia, mas há pessoas que usam até um litro desse chá durante o dia.

Acredita-se que o chá branco ajuda mais do que o chá verde na perda de peso e um dos fatores que influenciam é que ele é altamente termogênico.

O chá branco também ajuda na diminuição do apetite, fato que fará muita diferença, principalmente para as pessoas que sofrem com a compulsão alimentar.

Outros benefícios do chá branco

O chá branco não serve apenas para perder peso, muito pelo contrário, há outros benefícios tão interessantes quanto.

Um deles é evitar o envelhecimento precoce, pois ele é muito rico em antioxidantes.

O chá branco ajuda no sistema imunológico ou seja, vai melhorar o sistema de defesa do organismo e assim evitar doenças.

O chá branco também é muito bom para diminuir o colesterol ruim que chamamos de LDL.

O consumo de chá branco aliado a uma dieta é capaz de diminuir os níveis de colesterol.

Ainda ele é capaz de fortalecer as artérias, evitando assim problemas cardiovasculares.

Para quem tem problemas com diabetes deve fazer o uso do chá branco, ele também ajuda muito no controle do nível de açúcar  no sangue.

Ele também ajuda no alívio dos sintomas dos diabéticos como a sede excessiva.

Por fim, o chá branco é muito bom para gripes e resfriados, então quem faz o consumo além de evitá-las também pode tratá-las.

O chá branco possui tantos outros benefícios que poderemos citar, tais como:

  • melhora a saúde bucal
  • bom para a saúde da pele
  • contra o câncer
  • antibacteriano

Como fazer o chá branco?

Sempre quando for compra o chá branco você deve pedir orientação ao seu vendedor para que siga as instruções dele, pois os chás brancos tem diferentes temperaturas de fermentação e tempos de infusão.

Mas como muitas pessoas que buscam informações sobre os chás não têm aquela preocupação dos provadores de chás profissionais, vamos falar como fazer o chá branco para consumidores “normais”.

Você pode fazer o chá branco em infusão da mesma maneira que os demais. A proporção que pode ser usada é de 2 colheres rasas do chá para cada xícara com água.

Leve a água ao fogo e quando iniciar as bolhinhas pode desligar o fogo. Acrescente o chá branco, tampe e deixe descansar por 5 minutos.

Caso queira saber mais sobre outras forma de preparação deste chá, deixaremos abaixo endereços de páginas que falam com mais detalhe.

Contraindicações do chá branco

O mais indicado é o consumo dessa planta em forma de infusão e não em cápsulas, pois ainda não são comprovados os benefícios deste (cápsulas).

O nível de cafeína do chá branco é baixo, mas mesmo assim não é aconselhado que mulheres grávidas e que estão amamentando façam uso.

Também pessoas com pressão alta, problemas com sono e gastrite devem evitá-lo.

Onde compra o chá branco?

Muitas pessoas pesquisam pela internet onde podem comprar o chá branco. Há muitas lojas online e físicas que vendem chá branco e outros.

Esse é um chá mais caro e mais difícil de ser encontrado e por isso deve-se ter muita atenção onde comprar.

Claro que assim como há melhores tipos de café há também de chás. Para verdadeiros apreciadores os chás branco saem muito caro, mas de forma geral há outros mais baratos na internet.

O importante quando comprar chá passar saber mais sobre a loja e ver também as avaliações dos clientes que compraram por lá, isso dá para fazer se for loja online.

Qual o preço do chá branco?

Infelizmente não conseguiremos falar o preço do chá branco, pois cada loja tem o seu preço.

Para saber o preço do chá branco faça uma pesquisa detalhada na internet buscando os termos “valor do chá branco” ou “comprar chá branco”.

Hoje você encontra o chá branco no valor de R$10 a R$110. Uma das coisas que pesa no preço é o fato da erva ser orgânica ou não.

Não compre no primeiro site que encontrar, pesquise bastante. Busque em site de reclamação se há alguma sobre aquela loja que está interessado em comprar, um desses sites se chama Reclame Aqui.

Outra coisa que dificulta em falar de preço é que não sabemos quando você lerá este texto, ou seja, os valores mudam com o tempo.


Um Comentário

  1. muito obrigado pela informação

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*